quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quando os parênteses viram paragrafos

Já havia lido críticas boas esta película, fala sobre um tema que adoooro - gastronomia-, afora que com Meryl Streep a aposta é válida. Vói-la, o filme caiu nas minhas mãos. Cópia alternativa, confesso. Adorei. Duas mulheres em anos diferentes 76 e por agora se 'encontram pela cozinha' (melhor, pelo amor a questão. E quando falo amor, é o vivente que exerce o ato, sentindo o cheiro da coisa toda – é aquele tipo que aprecia valorosamente optar em não usar Pomarola, ou outro molho pronto, que opta em picar a cebola, o tempero verde, o alho, e o tomate préviamente separado da sua pele a moda italiana, pois sabe da diferença que isso faz. Coisa de pouquíssimos minutos a mais, mas, com infinita diferença de sabor).

Muito mais que temperos.

Julia & Julia conta a história real de Julia Caraloyn McWilliams, a Julia Child (acá, Meryl), clássica dona de casa da época, quebra tabu na França, para onde foi acompanhando seu marido. Ela foi a primeira mulher na turma avançada da tradicional Le Cordon Blue. Julie, a de agora, gente como a gente, 30 anos, casada, assalariada, e se sentindo por vezes um peixe fora d`água nesta vida, encontra um livro de Julia. Com um marido tudo de bom, mas de saco cheio precisando uma desopilada, como forma de terapia Junie desafia-se e propõe-se a realizar de cabo a rabo as receitas do dito. Mais de quatrocentas receitas no prazo de um ano. E postar em seu blog 'Julie and Julia Projects' as suas aventuras.
Pra quem estuda comunicação, além do bom filme que nasceu em função do sucesso do blog da Julie, vai poder constatar um puta case do poder desta ferramenta, que particularmente, penso que é uma poderosa e democrática forma de comunicação, mesmo com um monte de merda por aí.
Meryl Streep no papel de Julia e Julia Child, durante seu programa de TV, sucesso dos anos 1960
Postando pós jantar feito pelo meu pernonal chef. Por que eu não sou Julia nem Junie...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário é bão e eu gosto